Notícias

Secretaria municipal de Saúde adere a programa de fortalecimento da educação permanente em saúde e fecha o ano com chave de ouro


Compartilhe:

ASCOM SJH



A Secretaria de Saúde de São José do Herval, através da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) , fecha o ano com chave de ouro aderindo ao Programa para Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (PRO EPS-SUS), um programa de transferência de recursos do Ministério da Saúde.

O objetivo é estimular, acompanhar e fortalecer a qualificação profissional dos trabalhadores da área para a transformação das práticas de saúde em direção ao atendimento dos princípios fundamentais do SUS, a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho.

Os recursos que serão repassados a cada município que aderiu ao PRO EPS-SUS corresponde à quantidade de equipes cadastradas no programa de Educação Permanente em Saúde. “Como nosso município tem somente uma equipe de ESF, com 100% de cobertura populacional, o município receberá o valor de R$ 11 mil para investir na capacitação dos profissionais da Atenção Primária durante o ano de 2018”, destaca a Secretária de Saúde Solange dos Santos Ribeiro, segundo a qual o município já está habilitado pela Portaria Federal Nº 3.342,de 7 de dezembro de 2017, publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com o Enfermeiro Gustavo Gheno, Coordenador do ESF em São José do Herval, o  cronograma de ação e os temas das capacitações estão sendo organizados, mas entre eles serão trabalhados a qualificação da assistência à mulher e a saúde do homem, a assistência à criança, aos portadores de cardiopatias e a assistência à saúde do trabalhador. “Só temos a comemorar, pois os índices alcançados pelo município provam que os esforços vem sendo compensados e quem ganha com isso é a população hervalense”, comemora a Secretária Solange.