Notícias

São José do Herval realiza mutirão contra a dengue


Compartilhe:

ASCOM SJH



Com o intuito de prevenir e orientar a população, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Estratégia da Saúde da Família, realizou o mutirão Contra a Dengue. Nessa ação, equipes são direcionadas estrategicamente em diversos pontos do município com a missão de orientar e realizar trabalhos de prevenção. Para auxiliar o combate a dengue, em São José do Herval, o Agente Epidemiológico Sidnei Farias está intensificando as ações realizadas no município e, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde, realizam bloqueios de controle de criadouros, porém, para o sucesso da iniciativa, a participação da população hervalense é fundamental.

O Coordenador das Agentes, Enfermeiro Gustavo Gheno, participou das ações in loco e explica que “A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. “Cobrir ou furar pneus; usar areia grossa em pratos de vasos de flores; ensacar e jogar no lixo vasilhames que possam acumular água, virar de boca para baixo as garrafas vazias; tampar as caixas de água são ações simples que podem evitar o mosquito” orienta o agente epidemiológico Sidnei Farias.

Segundo a Secretária de Saúde  Solange Ribeiro, a atuação da Secretaria é permanente para evitar que o mosquito se instale no município. “Nós pedimos para que os moradores se organizem e façam essa limpeza em suas casas. Estaremos recolhendo os entulhos e pedimos que a população deixe esses materiais em frente às casas”, ressalta a secretária.