Notícias

PIM: Trabalho coletivo busca oportunizar o desenvolvimento infantil


Compartilhe:

ASCOM SJH


Foto: ASCOM SJH -
Foto: ASCOM SJH -

Buscando qualificar e ampliar o trabalho do Primeira Infância Melhor (PIM), a equipe de profissionais que atua no programa vem desenvolvendo um projeto coletivo, o qual vem sendo aplicado inicialmente na Linha Cósmus.

As atividades, que tiveram início no mês de setembro, vem sendo desenvolvidas quinzenalmente, às segundas-feiras, quando as crianças de três a quatro anos recebem atendimento grupal, por meio de atividades que permitam explorar as diferentes etapas do desenvolvimento infantil. As atividades são conduzidas pela visitadora do PIM Magda Moreira de Lima, que conta com o apoio de outros profissionais ligados à Secretaria Municipal de Saúde.  

O grupo atende em media seis a oito crianças e, segundo a coordenadora do PIM no município, Silvane Colussi, “Pode ser entendido como uma conquista muito positiva para o nosso trabalho, já que não estávamos conseguindo abrir grupais em nossas atividades”. Segundo a profissional, o trabalho do PIM é um fortalecimento das competências familiares para cuidar dos filhos, preocupando-se em estimular seu desenvolvimento com cuidado e afeto, proporcionando assim seu desenvolvimento integral da criança na primeira infância. “No desenvolvimento integral da criança, são de suma importância as interrelações entre pessoas e com o ambiente, as quais favorecem o desenvolvimento da linguagem, da motricidade e dos demais aspectos intelectuais, sociais e afetivos na primeira infância”, completa Silvane.

Enquanto as crianças recebem atendimento dos profissionais do PIM, as mães participam das atividades de ginástica, no Grupo Movimento,  com a educadora física Angelita de Borba, que conta com o apoio da agente de saúde Luciane Apolinário.