Notícias

Feira municipal da saúde de São José do Herval superou expectativas


Compartilhe:

ASCOM SJH/Edinara Vedi



Integrando as comemorações e atividades preparadas para a Semana do Município em comemoração ao 30° aniversário de emancipação político-administrativa de São José do Herval, realizou-se, na última segunda-feira, 07 de maio, a Feira Municipal da Saúde.

O evento teve início às 13h e, ao longo da tarde, o público presente pode conhecer melhor o trabalho do programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Emater/RS, as ações desenvolvidas pela equipe de Estratégia de Saúde da Família - ESF, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do Programa Saúde na Escola – PSE, da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, bem como ações sociais desenvolvidas pelas escolas, como a campanha “Sou Mulher, mereço respeito” desenvolvido pelo 2º ano do Ensino Médio da EEEM Érico Veríssimo, de São José do Herval, o qual conta com o apoio da equipe CIPAVE, do PSE e da Secretaria Municipal da Saúde e a campanha de Saúde Bucal, desenvolvida pelo 3º ano do Ensino Fundamental da EMEF Tomé de Souza, sob a coordenação da prof. Silvane Colussi, que abordou a importância do desenvolvimento de hábitos saudáveis na saúde bucal desde a infância para a garantia de um sorriso perfeito na idade adulta.

A abertura do evento ficou a cargo do grupo Movimento, que, sob a coordenação da educadora física Angelita de Borba, do NASF e da agente de saúde Luciane Ribeiro, integra moradores da comunidade de Linha Cósmus, promovendo o bem-estar a partir da prática de atividades físicas. Ao longo da tarde, inúmeros serviços de informação e esclarecimento foram oferecidos à comunidade. Disponibilizaram-se também a realização vacinas e testes rápidos, sendo realizados, ao longo da tarde, 150 exames de hepatite B e C, HIV e sífilis, bem como realizadas 120 verificação de pressão arterial e aplicadas cem (100) doses de vacina influenza. Na culminância do evento, promoveu-se um momento cultural e também de reflexão acerca do uso irresponsável das tecnologias da informação, por meio do espetáculo teatral “#Seliga”, encenado pela companhia Cultura nas estradas, que, de forma lúdica e atraente, desencadeou um debate sobre os perigos que rondam especialmente crianças, adolescentes e idosos, ocultos em falsos perfis de redes sociais.

De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde, participaram da programação em média 650 pessoas, o que corresponde a aproximadamente 30% da população do município. “A adesão da comunidade, que atendeu ao convite e se fez presente ao longo da tarde de segunda-feira foi essencial para o sucesso da Feira da Saúde 2018”, comemora a Secretária Solange Ribeiro, a qual agradece a todos os apoiadores e visitantes.

O prefeito Lauro Vieira parabenizou os envolvidos na organização da Feira da Saúde, destacando a importância de levar à comunidade informações sobre o que o município disponibiliza à população. “Foi sem dúvida um momento especial, o qual é resultado da ação de diferentes envolvidos. Parabéns à todos e, especialmente, à comunidade hervalense, que pode usufruir de serviços tão bem planejados em prol do seu bem-estar” destaca o prefeito.