Notícias

Campanha de vacinação contra o influenza tem início em São José do Herval


Compartilhe:

ASCOM SJH



Foi iniciada na segunda-feira, (23/04), a vacinação contra a influenza (gripe). Os cidadãos que fazem parte dos grupos prioritários já podem procurar a Unidade Básica de Saúde para receber a imunização. Ainda dentro do programa de vacinação, no dia 28/04, foi realizada a verificação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes e aplicação das vacinas que se encontravam em atraso.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, a meta estadual é vacinar 90% do grupo, sendo que neste ano o Dia D de vacinação acontece no sábado dia 12 de maio. De acordo com a Secretária Solange Ribeiro, é aconselhável que o cidadão que busque a imunização esteja munido da sua carteira de vacinação.

Em 2018, a vacina contra a influenza tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Para o ministério, o acréscimo da proteção contra o H3N2 acontece após a infecção de 47 mil pessoas no hemisfério norte, em janeiro, mas no Brasil, segundo informações do Ministério da Saúde, “não há nenhuma evidência que teremos uma circulação forte do H3N2”. Destaca-se que a vacina é contra-indicada para quem tem alergia severa a ovo.

 Confira quais são os grupos prioritários que receberão a vacina gratuitamente: 
Pessoas a partir de 60 anos
Crianças de seis meses a cinco anos
Trabalhadores da área de saúde
Professores das redes pública e privada
Mulheres gestantes e puérperas
Indígenas
Pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas)
Profissionais do sistema prisional
Portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza