Notícias

PRF divulga balanço da Operação Viagem Segura da Semana Santa


Compartilhe:

Fonte: PRF


Foto:  PRF -
Foto: PRF -

A Polícia Rodoviária Federal divulgou, na manhã desta segunda-feira (17), o balanço da Operação Viagem Segura da Semana Santa. As ações tiveram início na quinta-feira (13) e foram até as 24h do domingo (16). 

A PRF fiscalizou 757 veículos durante os quatro dias de operação na região atendida pela 4ª Delegacia, com sede em Lajeado. Foram 106 veículos a mais que no mesmo período de 2016, quando 651 foram fiscalizados. Além disso, realizou-se um trabalho de orientação e educação para o trânsito com praticamente todos os condutores abordados.

A equipe contou com um número maior de policiais, especialmente no domingo, volta do feriadão, quando foram observados diversos pontos de grande  congestionamento na BR-386.

Nesse mesmo dia, o aumento no fluxo e a falta de alguns cuidados por parte dos motoristas - como não guardar distância adequada com relação aos demais veículos - gerou a maior parte dos 20 acidentes registrados durante a operação. Felizmente, apenas um grave. Os demais causaram apenas lesões leves em alguns ocupantes, ou simplesmente danos nos veículos. Em 2016, houve o registro de 23 acidentes. O número de feridos também foi menor em 2017: 25, contra 26 no ano passado. Mais uma vez não ocorreram mortes.

Por outro lado, houve um aumento significativo no número de autuações. Enquanto em 2016 foram aplicadas 89 multas, em 2017 foram 187, mais que o dobro do ano anterior.

A fiscalização de alcoolemia também foi intensa, com 319 testes de etilômetro realizados, contra 223 no ano passado.

Agora a PRF se prepara para mais dois feriados prolongados seguidos: Tiradentes e Dia do Trabalhador. A exemplo da Semana Santa, a PRF solicita prudência, cautela e muita atenção por parte dos motoristas que utilizarão as rodovias nesses períodos.