Notícias

Pichações indicam possível presença de facção Os Manos em Espumoso


Compartilhe:

Fonte: Portal Clic Espumoso


Foto: Portal Clic Espumoso -
Foto: Portal Clic Espumoso -

Pelo menos duas pichações com os números 14-18-12 foram encontradas em Espumoso neste final de semana. De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), essa marca simboliza o grupo Os Manos. A facção teria sido criada ainda na década de 90, dentro do presídio central em Porto Alegre.

As pichações estão localizadas no muro da escola Ruy Piegas (Na Rua Tiradentes, que dá acesso ao Bairro União) e na parede de uma construção na entrada do Bairro São Valentim.

O fato gera uma determinada preocupação na cidade, visto que no mês de janeiro dois jovens foram presos no Bairro União por uma tentativa de homicídio cometida contra outro jovem do Bairro Arroio. Os dois presos afirmaram serem integrantes da facção os Manos.

A polícia Civil já divulgou nos últimos dias que está acompanhando a movimentação das pichações e a possível expansão do grupo para o interior do estado, principalmente na região. Nossa reportagem irá procurar ao longo do dia o delegado Marcus Vinícius Muniz Veloso para conversar sobre o fato e buscar informações sobre a possível instalação de integrantes da facção na cidade.

Demarcação de territórios

Uma investigação do Ministério Público do Estado (MPE), desencadeada em 2015 e denominada “Operação Kommunikation”, localizou um estatuto da facção “Os Manos”. O material foi encontrado quando foram analisadas as trocas de mensagens entre detentos da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e de outros presídios, por meio de aplicativos de smartphones.

Segundo o MP, a “Constituição dos Manos” prevê R$ 200 como contribuição mensal de cada membro para a criação do fundo destinado à contratação de advogados, aquisição de armamentos e auxílio a familiares de presos. Também constam no documento normas sobre demarcação de territórios, como a utilização da sequência numérica 14-18-12 para identificar a facção.