Notícias

Passo Fundo inicia 16ª Jornada Nacional de Literatura


Compartilhe:

Correio do Povo


Foto: Gelsoli Casagrande / Divulgação / CP -
Foto: Gelsoli Casagrande / Divulgação / CP -

A 16ª edição da Jornada Nacional de Literatura iniciou, oficialmente, na noite dessa segunda-feira em Passo Fundo. O evento também contempla a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, voltada especialmente para as crianças. Na manhã desta segunda, os pequenos inauguraram o espaço Suassuna, localizado na lona principal, destinado a espetáculos, conferências e debates.

As Jornadas Literárias são uma das maiores movimentações do gênero da América Latina. Mais de 75 escritores devem participar da programação e 130 artistas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro também devem fazem parte do evento.

A abertura oficial terá o anúncio dos finalistas do Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo e o espetáculo "Jornada de Livros e Sonhos", com Cia da Cidade, com o roteiro baseado nos escritores homenageados: Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector.

Para o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, o momento é de alegria e de realização. “Passamos por momentos difíceis até a concretização desta festa. Mas, ao longo do caminho, pudemos perceber o quanto a equipe de trabalho foi forte e o quanto a comunidade aderiu à ideia de uma Jornada mais próxima e interativa. Queremos que o público prestigie as atividades e respire a cultura e literatura durante esta semana especial”, destacou.

Além do reitor, também prestigiaram a solenidade de abertura a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Dalmolin, e o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos. A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo.