Notícias

Sartori autoriza chamamento de 480 agentes penitenciários aprovados em concurso


Compartilhe:

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini -  -
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini - -

O governador José Ivo Sartori autorizou o chamamento de 480 aprovados no último concurso público para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (26), após reunião com o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

Sartori salientou que o anúncio só foi possível em virtude dos esforços do governo do Estado para reestruturar a máquina pública. O governador lembrou que Segurança Pública é prioridade e que a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal será decisiva para que haja um aporte de recursos ainda mais volumoso na Segurança. "Aos poucos, vamos mudar a atual realidade. Com o anúncio de hoje, vamos totalizar o ingresso de mais de 1,1 mil agentes penitenciários. É uma das maiores reposições da história recente", ressaltou.

Serão chamados 450 aprovados para o cargo de agente penitenciário e 30 aprovados para o cargo da agente penitenciário administrativo. A Susepe estima que em 25 dias os alunos já estarão aptos a iniciar o curso. A formação durará cerca de 60 dias, com aulas em dois turnos. Ao todo, foram abertas 720 vagas no último concurso da Susepe: 620 vagas para o cargo de Agente Penitenciário Classe A e 100 vagas para o cargo de Agente Penitenciário Administrativo Classe A.

Para Schirmer, trata-se de um reforço significativo, que possibilitará a abertura de novas vagas e a melhoria da gestão do sistema prisional. "O chamamento dos aprovados e as demais ações que estamos realizando serão decisivos para que possamos reestruturar setores da Susepe que necessitam de mais servidores. Isso nos permitirá eliminar o quadro de superlotação das carceragens das delegacias e presos custodiados em viaturas, devolvendo as polícias à sua missão primordial”, assegurou.


Texto: Claiton Silva/Ascom SSP
Edição: Denise Camargo/Secom