Notícias

Rio Grande do Sul volta a ter mínima negativa, mas frio deve perder intensidade nos próximos dias


Compartilhe:

Fonte: G1/Clic News/Clic Soledade


Foto: Luciane Bianchini - Imagens da geada em São José do Herval
Foto: Luciane Bianchini - Imagens da geada em São José do Herval

O Rio Grande do Sul voltou a ter temperaturas negativas nesta segunda-feira (18).  No entanto, o deslocamento da massa de ar frio deve atenuar o frio que vem atingindo o estado nos próximos dias.

Na madrugada de domingo, (17), foi registrada a menor marca do ano no município de Soledade. A estação meteorológica instalada no Bairro Farroupilha marcou -4,7°C às 3h23min, com formação de geada severa. A temperatura entrou em declínio ainda no início da noite de sábado, 16/06.

Uruguaiana, também na Fronteira Oeste; Bagé, na Região da Campanha, e Pelotas, no Sul do estado, tiveram geada forte. O fenômeno foi registrado em menor intensidade em São Luiz Gonzaga, no Noroeste do estado; Santa Maria, na Região Central; Cambará do Sul, na Serra, e Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo.

O tempo ao longo do dia deve ser seco no estado, com predomínio de sol, e as máximas devem ficar acima dos últimos dias, chegando a 18ºC em Porto Alegre e 21ºC em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.

O frio que vem atingindo o estado deve seguir perdendo intensidade, devido ao deslocamento da massa de ar polar que derrubou as temperaturas no estado para o Oceano. Nesta terça-feira (19), os termômetros no estado devem apontar mais de 20ºC. O dia deve ser ensolarado em todas as regiões, com risco pequeno de geada.

As máximas também devem ser mais altas, passando de 20ºC. Na quarta (20), o tempo deve ser firme, com uma pequena elevação nas temperaturas. Na quinta (21), primeiro dia do inverno, deve voltar a chover em parte do estado.