Notícias

PRF encerra Operação Semana Santa


Compartilhe:

PRF


Foto: PRF -
Foto: PRF -

A Polícia Rodoviária Federal encerrou às 23h59 de domingo (1) a Operação Semana Santa 2018, a qual teve início na quinta-feira (29/03). No trecho sob responsabilidade da 4ª Delegacia, entre Vitor Graeff e Nova Santa Rita, na BR-386, e ainda parte da BR-470, não ocorreu nenhum acidente grave. A equipe contou com reforço no efetivo, em especial na quinta-feira à noite, sexta-feira pela manhã e domingo a partir das 12h. 

A saída para o feriado foi mais tranquila, com fluxo intenso, porém bem distribuído, no sentido capital-interior. Já no domingo, retorno do feriadão, foram verificados diversos pontos de lentidão e congestionamento, com início já no começo da tarde, estendendo-se até as 22h, aproximadamente. 

Durante toda a operação, aconteceram 28 acidentes - em sua maioria colisões traseiras - e em apenas três deles houve feridos. No total, foram cinco pessoas com ferimentos leves e nenhuma com ferimentos graves. A exemplo dos dois anos anteriores, não ocorreu nenhuma morte. Na quarta-feira (28/03), em Vitor Graeff, antes do início da operação e por isso não contabilizado nesses números, ocorreu um acidente que resultou na morte de três pessoas.

Comparativo

2015 - 44 acidentes; 28 feridos; 03 mortes.

2016 - 23 acidentes; 26 feridos; nenhuma morte.

2017 - 21 acidentes; 29 feridos; nenhuma morte.

2018 - 28 acidentes; 05 feridos; nenhuma morte. 

Foram fiscalizados 620 veículos e confeccionados 142 autos de infração, a maior parte deles por faróis baixos apagados, falta do uso do cinto de segurança e ultrapassagens irregulares. A fiscalização com radar também foi intensa, com um total de 321 veículos flagrados acima da velocidade máxima permitida. Foram realizados 136 testes de etilômetro, todos com resultado negativo, porém um condutor foi autuado por se recusar a realizar o teste.

Nas ações de educação para o trânsito, houve o atendimento a 202 pessoas durante as abordagens em automóveis e ônibus. Os motoristas foram orientados sobre a importância de ter atitudes responsáveis ao conduzir um veículo. 

Nos quatro dias de operação, aconteceram também 52 auxílios a usuários da via, tais como orientação de trânsito, sinalização durante pane mecânica, informações diversas, dentre outros. Na quinta-feira, um veículo roubado foi recuperado.

Flagrante de Imprudência

Dentre todas as imprudências observadas pela PRF durante a Semana Santa, uma em especial chamou a atenção dos policiais. No domingo, por volta das 8h45, no quilômetro 366 da BR-386, em Fazenda Vilanova, o condutor de um Fiat Palio com placas da mesma cidade foi flagrado segurando uma cuia de chimarrão em uma das mãos e falando ao celular com a outra. Ele procurava manter o controle do automóvel apenas com um dos cotovelos no voltante. Além disso, utilizava chinelos, um calçado que não se firma ao pé, o que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. O homem, de 45 anos e morador também de Fazenda Vilanova, foi abordado pela PRF e autuado pelas infrações.