Notícias

Depoimento de Lula a Sérgio Moro dura mais de cinco horas


Compartilhe:

Fonte: Correio do Povo


Foto: Ricardo Stuckert / AFP / CP -
Foto: Ricardo Stuckert / AFP / CP -

Terminou, por volta das 19h20min desta quarta-feira, o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sérgio Moro. O depoimento começou às 14h17min, tendo duração de mais de cincos horas no prédio da Justiça Federal em Curitiba.

No primeiro encontro o juiz interrogou Lula sobre o suposto recebimento de propina da empreiteira OAS, por meio da compra de um tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo. Outro tema que seria explorado é o armazenamento de bens do ex-presidente pela OAS, entre 2011 e 2016.

A Polícia Militar montou uma operação de grande escala para separar os grupos antagônicos em diferentes pontos da cidade e ergueu um cerco ao redor do prédio da Justiça Federal, onde apenas as partes envolvidas serão autorizadas a entrar. Para chegar até o local, Lula teve que ser escoltado e recebeu carinho e palavras de incentivo.

Sentença

A sentença será divulgada entre 45 e 60 dias depois e será a primeira ligada ao ex-presidente no âmbito da Operação Lava Jato. De acordo com as leis brasileiras, Lula não pode se candidatar se uma eventual condenação for ratificada em segunda instância, que segundo os prazos habituais do tribunal é um processo que costuma durar um ano. O processo, conhecido como o "apartamento do Guarujá", é uma das cinco acusações que até o momento pesam contra Lula, por corrupção passiva, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e obstrução à justiça.