Notícias

Grupo de Gestantes das comunidades do interior participam de atividades coletivas


Compartilhe:

Divulgação FX/Edinara Vedi



O pré-natal é o primeiro passo para um nascimento mais saudável, repercutindo em outras fases do processo de nascimento, formação da nova família e estruturação da personalidade do novo ser. Objetivando dar uma atenção especial às gestantes do município, na última sexta-feira, dia 07, as gestantes residentes da comunidade do Campo Novo e Picada Silveira estiveram participando de uma palestra de conscientização e atendimento educativo na Unidade Básica de Saúde da Picada Silveira.

A palestra foi desenvolvida pelo Enfermeiro Ânderson L. C. Ferreira, responsável pelas respectivas áreas em parceria com a Assistente Social Ana Maria da Silva Rampanelli, participação da Técnica de enfermagem Gislei dos S. Nunes, dos agentes comunitários de Saúde Geninha P. Pors, Andressa Munzio, Nair Noronha Hilário, Mariana da Rosa, Lidiane S.dos S. da Rosa, Cristiano S. Pedroso e secretárias Loivane e Taís, onde foram abordados os seguintes temas; importância da realização do Pré-Natal, aleitamento materno, cuidados no período puerperal e direitos e deveres das gestantes.

De acordo com o enfermeiro responsável, esta atividade educativa destaca a atenção à saúde no período pré-gestacional e gestacional. “O profissional de saúde deve avaliar inclusive o modo como a mulher está se adaptando à gestação, os suportes e recursos que dispõe, além do estilo de vida, sistema de crenças e valores pessoais da gestante e de sua família, conhecendo a realidade em que vivem, sendo assim, garantindo um acompanhamento a uma gestação saudável do binômio mãe-bebê. Nosso objetivo foi de estimular as gestantes para troca de informações, experiências e expressão de sentimentos, ressaltando que é importante que em toda ação planejada para as gestantes sejam valorizados os seus conhecimentos, sua realidade, seus saberes, suas necessidades e suas experiências prévias”, destacou Ânderson.