Notícias

Fifa reconhece Grêmio, Flamengo e Santos como campeões mundiais


Compartilhe:

Fonte: Correio do Povo


Foto: José Doval / CP Memória -
Foto: José Doval / CP Memória -

Até a decisão desta sexta, a Fifa reconhecia apenas como títulos mundiais os vencedores dos torneios organizados pela entidade, o primeiro em 2000 – ano que agora passa a ter dois campeões, o Corinthians (dono da taça do Mundial da Fifa) e o Boca Juniors (vencedor da Copa Intercontinental).ss">#publi-inicio-post{display:none;} O Conselho da Fifa (antigo Comitê Executivo) reconheceu nesta sexta-feira, em Calcutá, na Índia, os campeões intercontinentais de clubes a partir de 1960 como legítimos campeões mundiais. Desta forma, Santos, Grêmio, São Paulo e Flamengo se tornam campeões reconhecidos pela Fifa, segundo informações do site UOL. 

Os títulos reconhecidos são os seguintes: Santos, em 1962 e 1963; o Flamengo, em 1981; o Grêmio, em 1983; e o São Paulo, em 1992 e 1993. A Copa Rio, vencida por Palmeiras (1951) e Fluminense (1952) e defendida pelos clubes como títulos mundiais, não foi discutida na reunião.

De acordo com a ESPN, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez comemorou a decisão da Fifa em seu Twitter, reproduzindo carta enviada ao dirigente máximo da Fifa, Gianni Infantino, em junho deste ano, pedindo o reconhecimento dos títulos. 

Anteriormente, a Fifa reconhecia apenas os títulos mundiais de vencedores a partir de 2000, o que incluía o Inter, campeão em 2006. O ano de 2000, que teve o primeiro torneio, agora passou a ter dois campeões, o Corinthians (dono da taça do Mundial da Fifa) e o Boca Juniors (vencedor da Copa Intercontinental).