Vida e saúde Pet

Primeiros Cuidados com os Filhotes de cães


Compartilhe:

Eles são pequenos, frágeis e desprotegidos, os cãezinhos possuem apenas os cuidados da mamãe, embora muitas vezes nem isso eles possuam. Por isso os cuidados com os filhotes de cachorro são extremamente importantes para a saúde e o crescimento, necessitando de muita atenção para garantir um desenvolvimento saudável.

Nos primeiros dias de vida, o leite materno é fundamental, após o desmame que ocorre entre os 30 a 45 dias de vida, o filhote deverá se alimentar com rações secas ou úmidas especificas para a idade, sendo que o uso de vermífugo (remédio antivermes) deve ser uma das primeiras atitudes a ser tomada, por isso o acompanhamento veterinário se faz fundamental, pois assim ele será medicado corretamente.

Os cães têm nas vacinas multivalentes grandes aliadas, que podem deixá-los longe de doenças que vão das mais comuns e simples às fatais. Geralmente a primeira dose é feita com 45 dias, logo após o desmame, e devem ser aplicadas por Médicos Veterinários. Assim, podemos proteger os pequenos de problemas sérios como: hepatite, cinomose, parvovirose, leptospirose entre outras. Essa imunização deve ocorrer com 3 doses da vacina multivalente, com intervalos entre 21 e 30 dias (reforço anual com apenas 1 dose). Em seguida, é importante realizar a vacinação contra a raiva canina e verificar com o Veterinário a necessidade de outras imunizações conforme a região e a rotina que o cão irá ter.

Com relação à higiene canina e passeios, é recomendado que os primeiros cuidados do filhote já tenham sido feitos, ou seja: todas as vacinas do primeiro ciclo e a desverminação, evitando assim, infecções desnecessárias. Enquanto o animal não pode sair a rua é indicado a estimulação em ambientes internos com brinquedos diversos e interação com as pessoas, para que ocorra o desenvolvimento sadio da personalidade do animal. Os brinquedos e petiscos apropriados para o tamanho e idade do cão podem ajudar nessa fase, bem como deixá-los mais confortáveis com o processo de substituição dos dentes de leite pelos permanentes, além de preservar os objetos que não são feitos para roer e nossos bichinhos adorar destruir.

Para finalizar, é importante lembrar que essa primeira fase de vida é o período em que o animal mais adquire hábitos e, portanto, devemos ensinar detalhes básicos que serão rotina na vida do cão, como: fazer xixi e coco no local indicado por você, visitar o veterinário, tomar banho, fazer a higiene dental, socialização com outros animais e outras pessoas. Devemos sempre fazer isso de maneira que não se torne um trauma na vida deles.

Espero, com estas dicas, ter esclarecido algumas dúvidas de quem resolveu ter um filhote em casa, até a próxima.

 

Débora Lemes Silva - Médica Veterinária