Vida e saúde Pet

Como saber se o cão é jovem, adulto ou idoso?


Compartilhe:

Por: Débora Lemes Silva


Acredito que quem já teve, ou tem um cão de estimação, deve ter algum dia se perguntado: que idade será que meu cachorro tem? Será que ele é novo ou velho? Popularmente acredita-se que a conta é simples, ou seja, cada 1 ano de vida do cão equivale a 7 anos de vida da pessoa. Porém essa conta é mais complexa que isso, e depende de outros fatores que interferem diretamente. Pois bem, vou tentar explicar como isso funciona.

Para começar a definir a idade do cão é preciso saber direito qual é o seu porte. Os cães que têm peso de até 10 kg podem ser considerados cachorros pequenos, enquanto os com peso entre 11 kg e 20kg são médios. Os animais que pesam entre 21 kg e 40 kg são grandes, e os com mais de 41 kg se enquadram na categoria gigante. Considera-se os cães de porte pequeno como filhotes aqueles com idade até 9 meses e 1 ano, os de médio porte são filhotes até 14 meses e os maiores podem ser considerados filhotes até 18 meses. Essa diferença se dá também quando se trata de idade adulta e aos considerados idosos. Por exemplo: os cachorros de pequeno porte são considerados idosos após os 9 anos, já os de grande porte podem entrar nessa classificação após os 7.

Como toda regra tem suas exceções, não podemos afirmar que todos os cães de porte pequeno vão sobreviver até 14 anos, por exemplo, mas se sabe que a média de vida deles está diretamente associada a essa questão de tamanho. Lógico, que outros fatores externos interferem, e muito, na expectativa de vida deles, como: raça, cuidados com alimentação, vacinações, exposição a riscos do meio em que vivem, entre outros. Mas, falando apenas em média de expectativa de vida, conforme o porte de cada um, podemos dizer que os cães de porte pequeno vivem entre 12 e 14 anos, os de porte médio em torno de 12 anos, já os grandes e gigantes até 10 anos.

A dica é: vamos oferecer todas as condições de bem-estar possível para eles, fazendo com que os nossos amigos ultrapassem essas médias, e se tornem as exceções, vivendo bem mais.

Para ajudar a explicar essas questões foi criada a tabela com as idades dos cães conforme seu tamanho, comparando com a idade dos seres humanos. Agora vocês vão poder comparar a idade real do seu cão com a idade se ele fosse um ser humano e definir se ele é jovem, adulto ou idoso. É só conferir a tabela abaixo.

Débora Lemes Silva - Médica Veterinária